LA Times: Paramore retorna com novo som e uma perspectiva positiva
Por em 28 de setembro de 2022

Em uma escrita quase biográfica do Paramore, Suzy Exposito (LA Times) traçou um panorama da trajetória de sucesso da banda e entrevistou Hayley, Zac e Taylor, que estavam em seu estúdio em Los Angeles. Alguns temas abordados são o tão esperado retorno do Paramore aos palcos, a popularização da banda, as feridas do passado e a importância de dar voz à diversidade.

20 anos atrás, se você dissesse que a vocalista do Paramore, Hayley Williams, que ela se tornaria uma das cantoras pop mais influentes da América, ela poderia ter te oferecido um pouco mais do que um olhar de desconfiança. Como uma fada punk de cabelo no estilo DayGlo, milagrosamente dotada com a capacidade pulmonar de um coro de igreja do sul, ela não poderia vislumbrar isso à época – nem seus amigos de infância que se tornaram companheiros de banda, Zac Farro e Taylor York – mas o Paramore continuaria a criar canções que alterariam as trajetórias do rock e do pop.

Artistas como Olivia Rodrigo, Demi Lovato e Willow Smith citaram a música do Paramore como o modelo para seus próprios confessionários pop-punk. Para o hit de 2021, “Good 4 u”, Rodrigo deu ao Paramore um crédito de composição, citando os versos da música de 2008, “Misery Business”, uma carta contundente para uma rival da adolescência de Williams.

“O que parece mais misericordioso é que não sabíamos que estávamos fazendo algo diferente naquela época”, diz Williams ao The Times dentro do estúdio da banda em North Hollywood, suas madeixas neon agora em um tom de âmbar. “Eu uso a palavra ‘misericordioso’ porque não poderíamos prever que as pessoas dariam a mínima 20 anos depois. Estávamos apenas comendo pasta de amendoim e vivendo um sonho”.

Atrás de uma parede de pilhas Marshall e baús variados de equipamentos, Williams, aos 33, o baterista Farro, aos 32 e o guitarrista York, aos 32, aninham-se em um sofá de couro. O carismático rabisco dourado de Williams, Alf, domina o estúdio: ele atropela Williams, enrola o corpo em volta do pescoço de Farro como um cachecol requintado e, finalmente, enrola-se em uma bola ao meu lado. Williams, vestindo um moletom branco com as palavras “Personagem Principal” estampadas em strass, ri da audácia de seu cachorro; “Eu sinto muito. Ele é uma estrela”, diz ela.

A banda oficialmente encerrou a produção de seu próximo álbum “This Is Why”, com lançamento previsto para 10 de fevereiro. O single principal, de mesmo nome – e o primeiro lançamento da banda desde 2017, com o álbum “After Laughter” – é uma tapeçaria “funky” com pandeiros e traços angulares de guitarra. Emparelhado com um vídeo nítido que evoca o filme “Mod Squad”, dirigido pelo vocalista do Turnstile, Brendan Yates, “This Is Why” tece gavinhas do passado do rock ‘n’ roll, mas aloja a banda firmemente de volta ao primeiro plano do presente do pop.

A banda lançou um teaser de “This Is Why” em setembro, com uma foto dos rostos das peças principais esmagados contra o vidro. Isso lembrou as restrições sociais sufocantes provocadas pelo COVID-19 e a hostilidade residual entre as pessoas. “É por isso que eu não saio de casa”, Williams canta mordazmente na nova faixa, “Você diz que a barra está limpa / Mas você não vai me pegar!”.

“Como é triste ter passado por essa coisa horrível globalmente, como humanos”, diz Williams. “Seja racismo ou teorias da conspiração… penso em como a internet deveria ser esse grande conector, mas que os afasta cada vez mais. Já vi pessoas serem tão horríveis umas com as outras. Como poderíamos passar por essas coisas juntos e sairmos piores?”.

Ironicamente, o Paramore está se preparando para cumprimentar mais pessoas do que cumprimentaram nos últimos quatro anos – neste outono, eles vão pegar a estrada pela primeira vez desde 2018. Começando em 2 de outubro em Bakersfield, a turnê inclui shows em Los Angeles nos dias 20 e 27 de outubro, e três noites no festival pop-punk e emo, esgotado, When We Were Young, programado para Las Vegas nos dias 22, 23 e 29 de outubro.

Paramore irá co-liderar o festival com outro grupo emo essencial, o My Chemical Romance. No entanto, existe um problema: eles provavelmente se apresentarão em palcos diferentes ao mesmo tempo.

“Eles querem guerra!”, brinca Williams, uma fã de longa data do MCR. “Não achávamos que haveria o tipo de demanda que existe. Temos cautela com a forma como nos envolvemos na nostalgia; cinco anos atrás, teríamos dito ‘absolutamente não’ a isso. Mas acho significativo que estamos nos sentindo confiantes o suficiente para manter a jornada que atravessamos e comemorar com esses fãs”.

Parte da fanfarra não foi computada para Williams, que chegou à fama durante uma época muito diferente para as mulheres no rock. O Paramore costumava ser rebaixado a palcos femininos menores em festivais, como o palco Shiragirl na Vans Warped Tour. Enquanto ainda menor, Williams foi depreciada e sexualizada por gatekeepers da cena punk; Williams admitiu, ela mesma, que “Misery Business”, que repreendeu outra garota, envelheceu mal desde os anos 2000. Williams retirou a música do repertório da banda em 2018, citando letras sexistas como “Once a whore, you’re nothing more” [“Uma vez uma vadia, você não é mais nada”], mas a música ressurgiu brevemente no festival Coachella de abril, onde Williams apresentou uma versão corrigida com a superstar pop Billie Eilish.

“Não era legal ser feminina naquela época”, explica Williams. “Eu coloquei um freio nisso para minha própria confiança, porque era difícil entrar em um espaço dominado por homens – nem como uma mulher, mas como uma garotinha”.
“Acho que é por isso que uma perspectiva feminina é realmente importante nos dias de hoje para a música”, oferece Farro.

Os sonhos de ser uma estrela do rock de Williams foram realizados cedo. Depois que seus pais se divorciaram em 2002, Williams e sua mãe se mudaram da sua cidade natal, em Meridian, Mississippi, para Franklin, Tennessee, a 30 minutos de carro ao sul de Nashville. Uma prodigiosa cantora e compositora nova no circuito Music City, Williams foi descoberta pelos empresários Dave Steunebrink e Richard Williams; ela, então, assinou um contrato com a Atlantic Records em 2004, quando tinha 15 anos.

A gravadora preparou Wlliams para ser uma artista solo, na mesma linha das virtuosas do pop-rock Kelly Clarkson e Avril Lavigne. No entanto, Williams, já prometida ao punk, insistiu em ficar com sua banda de amigos: o baixista Jeremy Davis, o guitarrista Josh Farro e seu irmão caçula Zac (Taylor York optou por se formar no ensino médio antes de se juntar à banda como guitarrista rítmico em 2007).

Enquanto Williams manteve seu contrato solo com a Atlantic, a gravadora decidiu lançar a estrondosa estreia do Paramore em 2005, “All We Know Is Falling”, através da gravadora Fueled By Ramen, da Flórida: uma plataforma de lançamento para bandas emo pop como Jimmy Eat World, Fall Out Boy e Panic! At The Disco. Com o lançamento de “Riot!”, em 2008, a banda subiu no ranking do Top 40, continuando com “Decode”, de 2008, sua incisão melancólica para a trilha sonora de “Crepúsculo”.

No entanto, o contrato de gravação separado com Williams, bem como as diferenças de fé e estilo de vida, provocaram discórdia entre os companheiros de banda. Depois de lançar seu álbum de 2009, “Brand New Eyes”, os irmãos Farro saíram da banda em 2010, afirmando que desejavam estar mais próximos da família. Davis trabalhou de maneira intermitente entre os anos de 2005 e 2015; após sua saída, ele entrou com uma ação reivindicando créditos por músicas do álbum auto-intitulado de 2013 (o que foi resolvido em 2017).

Os membros restantes do grupo, Williams e York, ganharam o Grammy de melhor música de rock em 2013 pelo hit gospel de guitarra do Paramore, “Ain’t It Fun”. No entanto, os dois acharam difícil comemorar; Williams começou a se debater no que ela passou a entender como depressão e TEPT (Estresse pós-traumático), enquanto York diz que desenvolveu sintomas de ansiedade aguda. “Eu estava lutando com agorafobia antes da pandemia”, diz ele, com uma pitada de leveza.

Em 2016, Williams se casou com seu parceiro de nove anos, Chad Gilbert, guitarrista do New Found Glory. O casamento terminou no ano seguinte com um divórcio, devido ao que Williams descreveu como problemas com sua infidelidade. Ela começou a fazer terapia logo em seguida.

“Em retrospecto, posso ver claramente que estava procurando uma unidade familiar que eu não tinha”, diz Williams. “Fiquei com raiva disso por muito tempo”.

Durante esse período, Williams trocou mensagens com Zac, que havia iniciado seus próprios projetos, Novel Amercan e HalfNoise, e se mudou para a Nova Zelândia por dois anos. Zac voltou a Nashville para gravar bateria no álbum de 2017 da banda, “After Laughter” – com 12 faixas dançantes e depressivas que conjurou as paixões da música mundial de grupos de new wave como Talking Heads.

“De alguma forma, metabolizamos todos esses estilos que adorávamos ou que descobrimos aleatoriamente, e ainda soa como nós”, diz Williams.

A banda satisfaz ainda mais suas curiosidades sonoras em “This Is Why”, que é acentuada por ritmos sincopados e riffs de guitarra irregulares. A banda absorveu os sons de bandas do Reino Unido como Radiohead e Bloc Party, diz o produtor Carlos de la Garza, baseado em Los Angeles; o disco de funk-punk de 1985 do Red Hot Chili Peppers, “Freaky Styley”, também desempenhou um papel pertinente durante o processo de gravação.

“Você acabou de receber um novo animal”, diz ele sobre o trio.

“Só agora é que o meu mundo exterior e meu mundo interior estão meio congruentes, e eu me sinto segura”, diz Williams, apontando para Farro e York. “Acho que, à medida que mais pessoas LGBTQ entram em conversas mainstream, as pessoas agora estão familiarizadas com o termo ‘família escolhida’. Essa banda me manteve longe de muitos problemas. Isso me deu um lugar para pertencer e me identificar”.

Os shows ao vivo do Paramore serviram a um propósito semelhante para sua diversificada fanbase. Antes da pandemia, os shows do Paramore culminavam com Williams escolhendo um fã da multidão para subir no palco e cantar junto com a banda.
Nas redes sociais, as pessoas compartilham vídeos de fãs negros e pardos do Paramore – há muito marginalizados no emo e na indústria da música que o cerca – tremendo e chorando de alegria enquanto cantam suas músicas favoritas do Paramore ao lado de Williams.

“Sinto uma paixão muito feroz, e quero proteger pessoas que não se parecem comigo”, diz Williams, que usou sua página no Instagram para divulgar ativistas antirracistas durante os protestos de George Floyd no verão de 2020.
“Não que exista alguma comparação, mas existem coisas que aprendemos por não saber onde nos encaixar durante o amadurecimento” acrescenta Farro.

“Nós nos beneficiamos da alegria das pessoas quando elas se sentem livres e bem-vindas em nossos shows”, diz Williams. “Quero que as pessoas vejam diferentes fãs no palco. Se todos tivessem as mesmas oportunidades, acho que ficaríamos surpresos [de ver] quem avançaria quando tivesse a chance”.

“É nossa responsabilidade elevar novos e jovens artistas”, diz Williams, que amplificou artistas indie como Phoebe Bridgers, Nova Twins e Pom Pom Squad em seu podcast para a BBC Sounds, “Everything Is Emo”.

“Estou feliz que as coisas estão mudando, que há mais pessoas de cor na cena e tantas bandas novas que estão ensinando bandas como nós”, diz Williams. “Temos que continuar a tornar as coisas mais fáceis, mais esperançosas e mais justas como uma cena”.

Fonte: https://www.latimes.com/entertainment-arts/music/story/2022-09-28/paramore-this-is-why-hayley-williams-emo

Tradução e adaptação: Paramore BR

Categorias: #Entrevista  #This Is Why