Hayley Williams se pronuncia sobre acusação de plágio
Por em 7 de fevereiro de 2020

Acusada de plágio pela cantora sueca Jonna Lee (do projeto iamamiwhoami) e por seus fãs no Twitter entre ontem (06/02) e hoje, Hayley quebrou o silêncio e se pronunciou sobre nos stories do seu Instagram. As acusações são em decorrência de alguns aspectos nos vídeos de “Simmer”, “Leave It Alone” e “Cinnamon” que podem ser vistos como similares a alguns vídeos de Jonna Lee, lançados em 2010.

Confira os stories compilados e tradução do que foi dito por Hayley:

“Oi, sou eu. Sinto que devo fazer esse vídeo para responder a alguns tweets que vi hoje. Acho que em algum momento do dia, uma artista me acusou de plagiar seu trabalho. E eu fiquei chocada com essa notícia. Ainda mais porque não conhecia essa artista. E agora que a conheço… ela parece brilhante. Mas… Olha, essa merda acontece muito em espaços criativos, somos humanos nos alimentando de emoções humanas e as colocamos em nossas criações…

Já vi isso acontecer incontáveis vezes com o Paramore, já vimos acontecer com pessoas que criaram coisas parecidas com as da banda. Isso acontece. E realmente, eu… sinto muito sobretudo pelos fãs, por ter colocado vocês nessa posição estranha… Vocês sentem que precisam defender os artistas que vocês amam em detrimento de outro artista, e eu odeio isso. Odeio que algo tão profundamente pessoal para mim não seja autêntico para outro artista ou para outra pessoa.

O que posso dizer é que tenho sido uma porta-voz entusiasmada sobre todas as inspirações e influências por trás do Petals For Armor, visualmente e sonoramente. Tenho sido essa porta-voz porque estou orgulhosa das minhas influências e posso dizer com 100% de certeza que não conhecia essa artista até hoje, então ela não foi uma das minhas inspirações para esse projeto ou para qualquer coisa que já fiz musicalmente na minha carreira.

E, de novo, não quero desmerecer ninguém, não é um momento “I Don’t Know Her” (“Não a conheço”) da Mariah Carey. Sou apenas eu tentando ser transparente e honesta com vocês porque… porque vi os tweets, sabe? Não sou cega, eu presto atenção. De qualquer forma, é tudo o que tenho a dizer sobre isso.

Espero que as pessoas possam aceitar isso. Eu não roubo trabalhos de outros artistas. Eu valorizo tanto o trabalho artístico… e odeio que isso tenha acontecido. Obrigada por escutar e eu… estou finalizando agora”.

Tradução e adaptação: Paramore BR