O tabloide inglês Evening Standart publicou uma matéria na qual discorreu sobre Hayley e sua relação com seu cabelo através das diversas cores na qual já o pintou e o lado emocional relacionado. A matéria também inclui comentários da própria vocalista e seu sócio e maquiador Brian O’Connor. Confira abaixo!
Hayley Williams do Paramore explicando por que cabelo é uma das formas mais importantes de auto expressão
Ela é a vocalista do Paramore, ele é o guru por trás dos famosos estilos de cabelo dela – juntos eles são o poder por trás da GoodDyeYoung.
Em uma antiga fábrica de pão em Nashville, você vai encontrar a ganhadora do Grammy Hayley Williams e seu sócio Brian O’Connor, o par por trás da marca independente de tintura de cabelo, GoodDyeYoung.
Desde 2016, o espaço que uma vez serviu pães fresquinhos foi transformado no point da tinta de cabelo; o point de criação de tintas multicoloridas para uma legião de fãs com o objetivo de auto expressão através, simplesmente, do cabelo deles.
“É uma parte muito pessoal da nossa vida, não apenas negócios”, diz Hayley. “Isso é o que fazemos, mas é também quem somos, é como nos comunicamos uns com os outros, é como nos comunicamos com o mundo”.
A dupla trabalha junto por quase 12 anos, começando quando Hayley era uma vocalista de 17 anos se preparando para a primeira turnê de palco principal da banda dela, Paramore. Ela estava vagando por Franklin e entrou em um salão de beleza onde achou o Brian, com 20 anos na época, trabalhando como aprendiz de cabeleireiro.
Seis meses depois, Brian tinha se tornado seu cabeleireiro preferido. Ele criou o estilo de cabelo dela para o clipe de Misery Business do Paramore; um laranja brilhante que foi rotulado como “icônico” pela base de fãs dela, foi replicado a torto e direito e se tornou sinônimo com a identidade do Paramore.
“Eu acho que nenhum dos dois pensou que se tornaria parte da imagem relacionada à banda”, diz Brian. “Toda conversa ou entrevista sempre começava com o cabelo dela, se tornou parte da banda, e ainda é; é algo pelo qual as pessoas esperam”.
Brian é responsável pelo estilo de cabelo da Hayley por mais de uma década agora; uma época que viu as madeixas dela se transformarem daqueles tons de vermelho e laranja para basicamente todas as cores do arco íris.
Embora foram os hits Still Into You, Hard Times e Ain’t It Fun da banda que lançaram Hayley na mídia, foi o cabelo dela que a fez uma inspiração (e também uma “cabelospiração”) para uma geração de jovens indie. Em particular aqueles que, como ela, tentaram se expressar através métodos inconvencionais de beleza.
Ainda que a ganhadora do Grammy possa ter parecido confiante em cima do palco naquela época – com o cabelo incrível, cantando hinos sobre sobrevivência junto aos seus colegas de banda – o que os fãs do Paramore não sabiam era que as mudanças mais radicais de estilo de cabelo geralmente sinalizavam problemas na vida pessoal dela.
“Em 2014 nós mudamos meu cabelo oito vezes em nove meses”, ela explica. “Eu estava passando por tanta coisa e de algum jeito eu nem sabia que eu estava passando por tudo aquilo”.
Em 2016, depois de enfrentar desafios tanto com divórcio como com a luta contra com a saúde mental – algo que Hayley agora fala sobre abertamente nas suas redes sociais – ela pediu ao Brian por uma transformação completa.
“Eu mandei uma mensagem de texto para ele uma manhã e disse ‘Brian, eu fico me olhando no espelho e fico vendo essa pessoa que eu não conheço de jeito nenhum. Eu preciso ver uma nova versão de mim mesma que eu possa aspirar ser ou crescer para ser”.
Era claramente um momento fundamental e pungente para ambos. Não apenas como sócios, mas mais importante, como amigos. Como Brian explica: “Ela precisava de um quadro branco. O cabelo dela era uma distração para as outras pessoas. Eu estava constantemente mudando-o para distrair de outras coisas ou impedir que as pessoas vissem o que estava acontecendo. Eu acho que não ela sabia disso na época – nem eu”.
“Eu adoro que cada vez que mudamos meu cabelo, tem uma história por trás”, ela diz.
Pelos últimos dois anos, desde o nascimento de GoodDyeYoung, o cabelo da Hayley tem permanecido consistentemente loiro – a cor favorita dela até o momento.
“Agora que eu vivi o After Laughter e o que meu cabelo passou a significar para mim nessa temporada da minha vida, eu acho que devo dizer que essa [cor] tem sido minha favorita. Porque apesar da percepção das pessoas, apesar do que seria mais vendável, nós fizemos o que era certo para onde nós estávamos como amigos e onde eu estava como pessoa”.
Não é surpresa, então, que a relação da Hayley com seu cabelo tem sido um grande catalisador para a GoodDyeYoung. Através disso, Hayley e Brian tem o objetivo de empoderar as pessoas para achar seu senso de si mesmo – uma identidade – e talvez ajuda-los através de tempos difíceis em suas vidas também.
“O que me fez pessoalmente querer star envolvida e fazer como isso é o fato que é uma baita jornada para as pessoas”, explica Hayley.
“Cabelo é uma história. Até mesmo para pessoas não fazem nada com seu cabelo, ainda há algo emocional sobre para eles. Pode ser algo tão profundamente pessoal”.
“Se não nos damos permissão para ir lá e nos expressarmos, então há uma parte grande de nós mesmos que não estamos conhecendo”.
A paixão de Hayley e Brian por auto expressão e exploração pode ser vista por todo lado na marca. Das nove cores brilhantes da tinta semipermanente, até a incomparável “maquiagem” de cabelo temporária Poser Paste, que permite você a injetar personalidade no seu cabelo por apenas algumas horas. Até mesmo a ousada nova embalagem da marca aponta para essa missão: ela tem a frase “Viva livre. Pinte feliz” escrita na parte de dentro de cada caixa.
Como muitas histórias de sucesso, GoodDyeYoung emergiu na época certa. Nos anos mais recentes, cabelos arco íris acumulou um número sempre crescente de seguidores, graças, em parte, do gosto dos Kardashians pelo seu gosto por perucas.
Ainda, a marca de Hayley e Brian não é uma moda passageira. Eles querem manter auto expressão e inclusão no coração de todos, e para isso, eles criaram um blog – STRANDS – para os clientes compartilharem as suas histórias.
“Nós queremos inspirar pessoas e mostrar a eles que eles não são estranhos – para nós, é por isso que é tão importante”, diz Brian.
E está claramente funcionando. GoodDyeYoung acabou de anunciar que em 02 de outubro a marca será estocada na Sephora – um dos maiores revendedores de produtos de beleza no mundo.
Mas embora lançar a marca no mercado e na mídia seja obviamente uma ótima notícia, financeiramente, Hayley e Brian permanecem atentos à mensagem principal: que de qualquer jeito que você escolha se expressar, você desse sentir como que pertencesse em algum lugar e você pode pertencer com a GoodDyeYoung.
E a jornada do cabelo da Hayley? Não está acabada ainda.
Os tons de dourado escurecidos que Hayley tem no momento, ela chama de seu cabelo “natural”. Mas não é necessariamente permanente.
Assim como Hayley conclui: “Meu cabelo está loiro hoje, mas nada na vida é final e eu amo isso sobre cabelo também”.
Tradução e adaptação: equipe do Paramore BR / Fonte