Diretor de “Hard Times” fala sobre a produção do videoclipe à Billboard
Por em 22 de abril de 2017

Andrew Joffe, diretor responsável pelo videoclipe de “Hard Times”, o novo single do Paramore, conversou com exclusividade com a Billboard sobre o processo criativo por trás da produção lançada no último dia 19. Confira a tradução:

Se você está atrás de uma vibe inspirada no início dos anos 80 em seu vídeo, você pode mergulhar e prestar homenagem a vários clipes clássicos da era “precoce” da MTV. O que é exatamente o que o Paramore e o diretor Andrew Joffe fizeram no clipe “candy color” e totalmente irado para do novo single da banda, Hard Times.

“O Paramore é composto por pessoas super criativas e eles nos passaram a ideia de que queriam incorporar uma vibe dos anos 80 no clipe, mas não fazer um clipe de total retrocesso”, diz Joffe, que dirigiu o clipe ao lado de seu primo, Matt. “Eles nos enviaram um monte de boas referências – vídeos do INXS, Take On Me do A-Ha, Sledgehammer do Peter Gabriel e dissemos: “Como podemos fazer algo assim e não soar muito difícil?”.

O resultado surpreendeu! Em conjunto com uma vibração arejada, que tem sopro de bandas dos anos 80 como o Fun Boys Three e Bananarama, o clipe faz uso de efeitos de animação rotoscópicos e desenhados à mão, que ficaram famosos após o clipe de Take On Me, além de utilizar uma paleta de cores fora da “Ciência Estranha” e que segue uma linha reta.

Com os boatos sobre o retorno do baterista Zac Farro seis anos depois que ele se separou do grupo, Joffe diz que sabia que o clipe teria um aspecto diferente para poder capturar a energia do trio reunido.

“Na filmagem inicial, eu só queria descobrir uma maneira de trazer o público para este mundo de sonho e usar vários recursos visuais para representar diferentes elementos da psique de Hayley na canção”. Ele também explica sobre a ideia do momento em que o carro de Hayley falha e tem um letreiro de neon escrito Hard Times no para-brisa, emergindo em um mundo povoado por nuvens elétricas. “Eu queria visualizar os elementos (líricos), em que Hayley fala sobre ter uma nuvem de chuva em sua cabeça… Não queríamos ter medo de sermos muito literais”.

Outro grande ponto de referência mencionado foi o filme “O Show de Truman” (1998), a amada comédia de ficção científica em que Jim Carrey interpreta um homem que se torna um personagem involuntário de um reality show, inspirou o conceito de Williams e dos meninos de se perderem em um mundo de fantasia. “A única diferença é que no filme ele está caminhando para fora, e Hayley está caminhando para dentro desse mundo”, diz Matt.

Para os efeitos animados, os irmãos contaram com a ajuda de uma equipe de computador em Portland, que trabalhou toda a sua magia em vídeos para Reggie Watts e Youth the Giant (Something to Believe In). Filmado no estúdio Optimist durante dois dias em março, Matt diz que a equipe de computador teve o olhar perfeito para melhorar a filmagem. “Com base nas referências do INXS (What You Need), queríamos colocar toneladas de animação usando uma técnica bem “old-school”… Queriamos alguém que fosse bom em desenhar em cima da metragem, e essa é a especialidade deles”.

Os irmãos também tiveram ajuda para criar a vibe de Hayley e da banda. Um dos melhores amigos de Williams, e seu parceiro na marca GoodDyeYoung, Brian O’ Connor, veio com a maquiagem brilhante e oval dos olhos que balança sob seus óculos de sol Wayfarer e contrasta com os trajes monocromáticos. Mas foi um bom amigo de Hayley, e figurinista do clipe, que escolheu seu acessório mais estranho.

“Ele escolhe coisas para pessoas que não pode escolher para si mesmo. Nós estávamos prestes a filmar uma cena e Hayley começou a andar e falou: ‘O que você acha sobre isso?’”, Andrew diz sobre a mochila de couro branco que Hayley balança em metade das cenas. “Por isso foi tão divertido, nada tinha que fazer sentido”.

O quinto álbum do Paramore, After Laughter, será lançado no dia 12 de maio.

Fonte | Tradução e adaptação: equipe do Paramore BR.

Categorias: #Entrevista