Kerrang!: Writing The Future e planos para o futuro
Por em 28 de maio de 2015

http://paramore.net.br/wp-content/uploads/2015/05/28saoe8.png

Todos estamos ansiosos para saber o que está por vir, já que o Paramore colocou um ponto final na Self-Titled Era e tudo que tem marcado em sua agenda é o cruzeiro Parahoy! 2, em Março de 2016. A revista Kerrang! publicou, em uma de seus edições, uma matéria sobre a série de shows Writing The Future e um pouco sobre a expectativa e planos do Paramore para o futuro e, principalmente, próximo álbum.

Confira matéria traduzida:

Hayley Williams senta em sua cadeira, ajeita sua saia e olha para a plateia, com um olhar de admiração. “Esse é um show muito diferente para o Paramore,” ela disse. “Geralmente, nós começamos agitados: Nós tocamos várias músicas rápidas, eu uso calça… Mas, nesse show, nós, realmente, queríamos tocar várias músicas que não tivemos a oportunidade de tocar e queremos aproveitar. Então, obrigada por nos dar essa oportunidade…”.

E Hayley é fiel a sua palavra. Porque aqui, essa noite, no Bell Auditorium, em Augusta, Georgia, na primeira noite oficial da série de shows de Writing the Future (após os shows de aquecimento no College of New Jersey e na Academia Naval Americana), nós vimos um Paramore bem diferente do que nos foi apresentado logo após o lançamento de álbum em Abril de 2013. Ou até mesmo comparando ao que vimos na montanha-russa que foi os últimos dois anos.

É diferente, pois, essa noite – assim como na maioria dessa turnê – Paramore estará tocando em um elegante teatro de estrutura média, ao invés de grandes arenas. A ênfase está em surpreender em relação à musicalidade ao invés de mega produções. É diferente, pois o setlist foi montado para apresentar o abismo entre o último álbum e os demais. E, também, é diferente, pois, aqui, perante seus fãs mais dedicados, Hayley, o guitarrista Taylor e o baixista Jeremy, podem relaxar e mostrar o verdadeiro Paramore.

Então, nós temos os hits, mas também temos uma linda versão de Hate To See Your Heart Break, enquanto Hayley canta com seus olhos fechados e a plateia ecoa cada palavra. Temos o pop de Still Into You e Ain’t it Fun, mas, também, a nunca-antes-tocada Tell Me It’s Okay e, enquanto sentados, uma charmosa versão acústica de Misguided Ghosts e Franklin oferecem um momento para relaxar e descansar. Após, como de costume, um fã tem a oportunidade de cantar Misery Business, nós podemos ver a Hayley assumir um tom mais irritado em Playing God, a devastadora desolada Decode e a intensa I Caught Myself.

Mas essa noite não é diferente apenas porque o Paramore está misturando faixas de diversos álbuns em sua setlist. É diferente, pois estão prontas para deixar para trás essa fase de suas carreiras and darem um passo para o futuro desconhecido. É como ver um amigo deixar sua cidade para encarar uma vida completamente nova em outro país: Um pouco de nostalgia, tristeza por estar indo embora e expectativas perante as coisas incríveis que devem ocorrer em breve.

Porque o Paramore (álbum) tornou o Paramore (banda) maior e mais adorado que nunca. Em tempos em que o rock é frequentemente marginalizado pelo mainstream, eles tornaram-se uma das poucas bandas a passar através do mundo da Kerrang! e Warped Tour até o inexplorado terreno de Good Morning America e o Grammy, sem afastar qualquer um de seus fãs.

Foi tamanho o sucesso que eles poderiam, caso quisessem, continuar aproveitando o ciclo do álbum por mais alguns anos. Mas, como as princesas da Disney, Paramore sabe que, por vezes, você tem que deixar ir.

No bis, Future constrói um magnifico turbilhão de barulhos que deixam Hayley de joelhos, braços estendidos em súplica e suas palavras soam mais verdadeiras que nunca.

So think of the future’, ela canta. ‘Think of a new life / And don’t get lost int the memories / Keep your eyes on a new prize’.

Rebobinamos 30 meses e os olhos de Hayley miravam um prêmio diferente: Sobrevivência. O álbum autointitulado havia sido gravado, estava pronto para ser lançado e Hayley estava tentando colocar os pensamentos no lugar e entender o que ele significaria para as pessoas por quem mais se importavam: os fãs do Paramore.

“Eu não quero assustar ninguém, mas é diferente,” ela contou. “Não sei explicar isso, mas é uma versão mais liberal da nossa banda. Nós estávamos com medo de mantermos tudo igual, mas, também, com medo de ser muito diferente. Acho que chegamos no ponto certo, meio que pisamos sobre ele algumas vezes, e tivemos bom momentos fazendo isso. Definitivamente, uma nova versão do que já erámos.”

Parece doido agora, mas lá atrás, quem o Paramore era – e o que se tornou – estava na cabeça das pessoas. Eles não eram a banda Top 10 Singles dos Estados Unidos e atração principal do Reading & Leeds, como são agora. Eles eram a banda que estava afastada há três anos e que haviam perdido dois de seus membros – incluindo um compositor chave – em circunstâncias um tanto quanto amargas. E, enquanto seu clássico álbum emo Brand New Eyes de 2009, obteve grande sucesso, não havia garantias de que lançariam o próximo álbum.

A banda não tinha substitutos permanentes para os irmãos Farro, o que significava que as músicas do novo álbum saíram de uma grande parceria entre Hayley e Taylor para as composições. Eles não faziam composições juntos desde os 13 anos, no entanto, Hayley falou confiante sobre os resultados.

“Foi como fazer parte de uma banda pela primeira vez novamente, e, por isso, tornou-se animador,” ela sorriu. “Esse álbum iria nos juntar ou afastar – e nós fizemos um álbum que, definitivamente, não nos afastou.”

Quando lançado, o álbum era digno de receber o título de “Eufemismo da Década”. Paramore começou forte, indo direto para Número 1 em ambos os lados do Atlântico, a primeira vez que chegaram ao topo das paradas dos Estados Unidos. Além de provar que tinha força suficiente para ficar, a campanha de dois anos trouxe conquistas após conquistas enquanto as músicas do Paramore se infiltravam lentamente, porém seguramente, na consciência do mundo inteiro.

Em Abril de 2013, eles foram capa da Kerrang! e Hayley explicou “Nós três, realmente, crescemos muito. Nós tivemos que aprender novas formas de fazer coisas antigas. Esperançosamente, as pessoas não verão o álbum como o de uma banda que está passando por problemas. Nós já fizemos isso com Brand New Eyes. Esse álbum é sobre pessoas enfrentando a vida”.

E logo essa vida começou a mudar. O segundo single, Still Into You, tornou-se um hit nas rádios, vendendo um milhão de cópias nos Estados Unidos, enquanto o clipe tem mais de 80 milhões de visualizações no Youtube até o momento. A turnê de Setembro mostrou uma combinação espetacular de pop, enquanto o cruzeiro Parahoy! foi a coisa mais animadora que aconteceu relacionada a água desde que Deus inventou o whisky. Ain’t it Fun tornou-se o maior single do Paramore nos Estados Unidos, assim como Monumentour com o Fall Out Boy tornou-se a turnê do verão de 2014.

Até quando as coisas pareciam dar errado, como quando caiu a energia enquanto eles estavam tocando no Reading & Leeds, em Agosto de 2014, com um dos seus melhores sets, eles encontraram uma forma de contornar a situação. Hayley, simplesmente, sentou-se no palco, junto com Jeremy e Taylor, para uma versão acústica de The Only Exception, e contou com a ajuda do público que, com a tela de seus celulares, iluminaram o local e tornaram o que poderia ter sido tráfico, em um momento mágico.

E então, quase dois anos após o lançamento do álbum, a banda recebeu o seu primeiro Grammy, quando Ain’t it Fun desbancou artistas como The Black Keys e Jack White, na categoria Melhor Música de Rock. Foi a última constatação de que o Paramore tinha o status de banda favorita de rock do mainstream.

Paramore levou a cena do rock para um estágio maior, uma maior plataforma,” disse Josh Franceschi do You Me At Six, um fã do Paramore de longa data. “Estamos num período em que apenas mega estrelas têm a oportunidade de tocar no Madison Square Garden, em Nova York, ou o Staples Centre, em Los Angeles, e eles já tocaram em ambos. A banda aparenta se tornar cada vez maior e maior e maior.”

Então, quão maior que isso eles podem alcançar? Bom, a não ser pelo anúncio da segunda edição do cruzeiro Parahoy!, que ocorrerá em Março de 2016, a banda não possui nada em sua programação depois da série de shows de Writing the Future. Mas, devido ao jeito da Hayley, raramente a veremos descansando, com as pernas para o ar. Ela participou da gravação do clip de Bad Blood de Taylor Swift, junto com a modelo Cara Delevingne; Ela lançará sua própria marca de tintas para cabelo e já tem seu próprio vlog de beleza, o Kiss Off. Isso não é o tipo de coisa que é oferecida para qualquer banda.

Ela também tem que planejar o seu casamento com Chad Gilbert do New Found Glory, mas, deixando de lado essas atividades extracurriculares, o próximo álbum do Paramore estará presente em seus planos, após a última apresentação do Paramore por Writing the Future, que acontece em Portland, Oregon, no dia 25 de Maio (nós ainda sonhamos com uma passagem no Reino Unido, mas isso parece inviável nessa altura do campeonato).

“Temos muito a fazer,” Hayley postou em seu blog em Março. “Eu não tenho ideia do que está por vir para o Paramore, mas mal posso esperar para descobrir.”

O que temos de concreto é que a Writing the Future deve dar uma ideia sobre o futuro do Paramore. Depois do grande sucesso do álbum Paramore e alguns problemas no passado, nós, finalmente, veremos o que o Paramore vai apresentar, quando não existe pressão para tal fato. Tendo diferentes tipo de influências, como pop e até mesmo gospel, quem saberá em que gênero o Paramore se influenciará para o próximo álbum? De repente, eles deem mais foco em projetos acústicos? Ou, então, voltararão ao estilo mais pesado, punk que a banda tinha antes.

Para uma banda tão bem sucedida como o Paramore, todas as opções permanecem disponíveis, e, em Março, Hayley contou para a Rolling Stone que ela esperava que a turnê que “dessem um gás a mais para o que está por vir”.

“Eu posso sentir. E isso é animador.”

Enquanto isso, Writing The Future está causando muito mais que apenas animação. Pode ser que um tanto diferente das turnês que o Paramore fez nos últimos anos, mas a reação da plateia não está sendo nem um pouco menos histérica.

A banda, também, está deixando um rastro. Taylor e Jeremy passam todos os shows com sorrisos nos rostos, enquanto a banda de indie-rock, Copeland, faz a abertura dos shows. Há 11 anos atrás, o Paramore já abriu um show da banda e, ao perceber quanto tempo faz, Hayley tweetou: “Meu coração não suporta a emoção.” Benção.

Entretanto, a Hayley parece estar mais relaxada. Em Clearwater, no segundo show da série, ela tirou seu calçado logo após Daydreaming, música de abertura, e permanece durante o restante do show apenas de meias. Quando alguém gritou “Eu te amo”, ela respondeu “Obrigada! Apenas não diga que está grávida…”

Na terceira apresentação, que foi em West Palm Beach, no SunFest, na Florida, eles mexeram no setlist para acrescentar mais alguns hits, mas ainda assim fizeram os rapazes presentes na plateia cantarem “Now I’m one of those crazy girls”, em (One Of Those) Crazy Girls.

Paramore, nos dias de hoje, você pode ver, é para qualquer pessoa. Mas em Augusta, a primeira apresentação pela maratona Writing The Future, a Hayley mencionou os fãs que acompanham a banda desde o início e que os colocaram na posição que estão agora.

“Está na hora de sair da Self-Titled Era para o que quer que esteja por vir,” ela disse, antes de uma emocionante apresentação de Careful, do álbum Brand New Eyes, uma música que ela escreveu no tempo em que ela “apenas não acreditava que minha vida progrediria de forma alguma”.

“É tão assustador deixar uma parte de nossas vidas para trás e entrar em algo completamente novo, vocês concordam?!”, ela questionou a plateia. “Isso nunca é fácil. Toda vez que eu transito de um álbum para o outro, eu duvido de mim mesma e duvido que tudo ficará bem. Então, em qualquer lugar que você esteja em sua vida, se você está no final de uma era ou no começo dela, não se assuste – apenas continue em frente. Vai ficar tudo bem. Tudo melhorará.”

E isso, nós esperamos, vale em dobro para o próximo álbum do Paramore. Nós não sabemos quando ele chegará ou como serão as músicas quando isso acontecer. Tudo que sabemos é que ele será diferente e fará toda a diferença. Esse, afinal de contas, é o jeito do Paramore.

Tradução e adaptação: Equipe Paramore BR. 

Categorias: #Shows