Ícone do site Paramore BR

O significado por trás de Monster

Pra quem ainda não sabe, o clipe de Monster foi lançado segunda-feira e, particularmente, acredito que seja o clipe com mais significado que o Paramore já fez. (Sem dizer em candidato a favorito).
Muita gente assistiu e não entendeu, outras entenderam mas não conseguem explicar, e muita gente que não tinha gostado, depois de entender o significado do clipe, passou a adorar o clipe. Então, a gente vai compartilhar com vocês uma explicação (feita por mim) pra situar quem ainda tá perdido vendo o clipe. Here we go!

A água: Obviamente isso se relaciona com “you were my conscience, so solid now you’re like water and we started drowning, not like we’d sink any farther” (você era a minha consciência, tão sólida agora você é como água e nós começamos a nos afogar, não como se fosse possível afundar ainda mais). Então, basicamente, eles aparecem na água, como estivessem presos ali, sem poder se mexer ou “afundar ainda mais”. Pra poder sair dali eles teriam que se livrar de todos os “monstros” que estão os prendendo ali.

O hospital: Desde todo o rolo de quase término da banda em 2008, o Paramore ficou machucado. Eles tiveram que passar um tempo longe pra colocar as coisas no lugar e mesmo depois de se juntarem pra gravar o Brand New Eyes, eles ainda estavam muito distantes uns dos outros – o que eu acredito que explica o Taylor, o Jeremy e a Hayley dormindo lado a lado na água, querendo dizer que eles estavam muito próximos, mas mesmo assim não conseguiam se comunicar ou acordar, já que no clipe a Hayley é a única que aparece acordada, como se fosse a única a perceber o que estava acontecendo ao redor deles, então ela canta como se fosse pra tentar acorda-los mas eles não conseguem ouvi-la.

O hospital, então, é uma metáfora sobre todo esse processo de cicatrização que eles tiveram que passar. Porém, a única coisa intacta no hospital são os quartos deles. É como se eles estivessem ficado lá por tanto tempo que não perceberam que o mundo ao redor deles estava caindo aos pedaços. Então, de repente, alguma coisa os faz perceber que eles podem e devem levantar e sair dali, como se eles estivessem repentinamente curados. E eu acredito que essa “alguma coisa” seja a saída dos Farro.

A igreja: Em um dado momento eles estão correndo por uma espécie de capela do hospital (que aliás lembra o set de ‘The Only Exception’) e uma explosão acontece ali. Essa cena representa o tanto que eles tiveram que lutar e enfrentar todas as suas crenças e fé durante todo esse processo.

E não só a deles, mas principalmente os pontos de vista e julgamentos do Josh, como diz a letra: “I’m only human, I’ve got a skeleton in me but I’m not the villain despite what you’re always preaching and call me a traitor, I’m just collecting your victims, they’re getting stronger” (eu sou simplesmente humana, eu tenho um esqueleto dentro de mim mas eu não sou a vilã, apesar do que você continua pregando, e me chame de traidora, eu só estou recolhendo as suas vítimas e elas estão ficando mais fortes). Ele [Josh] usou a religião para justificar sua saída e julgar muitas das atitudes, principalmente, da Hayley. Então, acredito que essa cena acontece justamente por isso.

Paramore Normal vs. Paramore de Branco: A Hayley, o Taylor e o Jeremy vestidos de branco (ou melhor, bege) representam o “mal”, os “monstros” que estão dentro deles mesmos. Durante todo o clipe eles ficam de costas uns para os outros, cantando e tocando de frente para a parede, como se quisessem representar a fase em que ninguém conseguia de fato se comunicar, quando os problemas pareciam não ter solução e tentar conversar era como falar com uma parede (principalmente quando se tratava de falar com o Josh).

Quando o “Paramore normal” percebe que eles podem deixar aquele lugar (o hospital) pra trás, os monstros começam a ataca-los, tentando impedi-los de fugir, segurando ali. Por isso, toda vez que um deles vestido de branco bate na parede, uma explosão acontece perto dos que estão no hospital. Porém, a cada vez que eles batem na parede eles também se machucam, é como se quisessem mostrar que toda aquela frustração, aquele rancor, machucavam tanto física quanto psicologicamente. Todos que estão no hospital então se levantam assustados, confusos, como se não soubessem ao certo pra onde ir.

Mas, aparentemente eles conseguem perceber uma coisa: que eles são fracos quando estão sozinhos, então eles vão ao encontro uns dos outros pra tentar sobreviver e sair dali, mas não há saída porque aqueles monstros estão dentro deles, ou seja, eles estão correndo de si próprios, tentando fugir das suas frustrações, seus medos, seus rancores e mágoas.

Então, quando eles chegam na mesma sala que o Paramore de branco estava, a sala está vazia e os “monstros” aparecem se afastando da parede, como se eles não pudessem mais lutar contra os outros três, como se eles estivessem fortalecidos agora que eles estão juntos. Com isso os monstros não podem mais vencê-los, eles perdem a força e simplesmente desaparecem.

E então, eles terminam ali naquela sala, com o Jeremy fazendo um gesto de “calma, agora tá tudo bem” e você pode perceber uma luz vindo da janela, iluminando o quarto, como se dissesse que ainda há esperança para um recomeço, que ainda há muitas coisas boas à frente, que tudo vai mudar para melhor e que eles podem seguir em frente.

Isso é reforçado por um simples detalhe que não é fácil de ser visto: no quarto de hospital da Hayley existe um bilhete nas flores que diz “it’s not the end <3” (“não é o fim”), deixando claro qual é a mensagem que o clipe e a música querem passar. Além disso, o último take do clipe mostra só a água sem ninguém, significando que eles finalmente conseguiram se libertar desse lugar, dessa fase, deixar tudo pra trás e seguir em frente. “Now that you’re gone, the world is ours”.

Sair da versão mobile